Unity

A versão Unity da API permite você estender seu jogo desenvolvido utilizando Unity Engine para se comunicar com o back-end do Click Jogos.

Introdução
Documentação Específica

Introdução

Este é um guia de instrução passo-a-passo de como integrar a API do Click Jogos em seu game.

Primeiro, faça o download do pacote CJSDK, depois no menu do Unity vá em Asset>Import Package>Custom Package, depois aceite e o pacote CJSDK será instalado na pasta de plugin

Download do pacote CJSDK

Você precisa criar um GameObject para o CJApi, e uma instância da CJApi

Na função Awake() você poderá inicializar as instâncias e o CJApi. Para inicializar a API, após referenciá-la chame o método initialize(string, string) e passe através dele sua chave de desenvolvedor e a chave do jogo.

Obs: A chave de desenvolvedor pode ser obtida na edição do seu perfil de desenvolvedor logo após se cadastrar no DevCenter Click Jogos, e a chave do jogo na edição do jogo logo após registrá-lo com sucesso no DevCenter.

Leia mais e veja o código de exemplo

Agora que instanciou e inicializou a API é necessário inserir event listeners em seu jogo para escutar o retorno de todas as funções e poder utilizar os dados do back-end do Click Jogos.

Em nossa API cada event listener pertence a um pacote de funções específico. Você pode ler mais sobre isso na documentação de cada linguagem.

Leia mais e veja o código de exemplo

As funções em nossa API podem ser armazenadas dentro algumas instâncias/pacotes (para ser mais fácil saber com o que você está lidando) e algumas outras são funções gerais.

Depois de adicionar todos os event listener para as funções que você pretente usar, você estará apto para chamá-las:

Vejo todas as funções da API

Agora qualquer evento em seu jogo pode ser enviado para o Click Jogos, então você precisa criar as estatísticas e os achievements que serão exibidos para o usuário.

Veja como criar e submeter stats Veja como criar achievements

O processo de cadastro de jogo é bastante simples, após inserir o nome e a descrição, criar as estatísticas e os achievements, você precisa selecionar o arquivo do seu jogo, preencher a largura e a altura da tela em que ele será mostrado, e por fim, ler e aceitar os termos e condições de uso da API.

Submit_ptbr

Logo após fazer upload do seu jogo com sucesso você verá um botão onde já vai ser possível ter um preview do seu game e testar o envio de stats e a liberação de achievements. Esse botão também pode ser visto no formulário de edição do seu game.

Congrats_ptbr

Baixar e Instalar o Pacote CJSDK Package

Você precisa baixar o CJSDK.package, a seguir no menu do Unity vai em Ativo>Importar>Pacote>Pacote Personalizado, aceite e o CJSDK será instalado na pasta plugin.

Download do pacote CJSDK

Iniciando a API

Você deve criar um GameObject para o CJAPI e uma instância do CJAPI.

Na função Awake() você deve inicializar as instâncias e o CJAPI. Para inicializar a API, após fazer referência a ela, chame o método de inicialização (string, string) e passe através da sua Chave de Desenvolvedor (Developer Key) e Chave do Jogo (Game Key).

Agora o CJAPI foi inicializado.

Variáveis

Principalmente agora, o CJAPI possui 2 variáveis principais que estão aninhadas e podem ser acessadas através de CJApi.variable (ou qualquer outro nome de referência que esteja utilizando em vez de CJApi).

As variáveis são: username, é um string que contém o nome de usuário do usuário que está sendo atualizado, caso o usuário faça login ou logout, e: isSignedIn, um booleano que indica se o usuário está conectado no site ou não, também é atualizado se o usuário fizer login ou logout.

Eventos

Para fazer uso dos eventos você pode delegar uma função que será executada cada vez que o evento seja acionado. Para fazer isso basta declarar no método Awake() que você está acrescentando essa função para esse evento, em algo como Evento += Função.

Todas as funções devem receber apenas um parâmetro, um booleano, normalmente colocado como “e” apenas para marcação e para ser nulo (não tem valor de retorno).

Códigos de exemplos para event listeners

Cada evento será mantido em sua classe, existem três classes possíveis: CJUserEvents, CJServicesEvents, and CJStatsEvents

Users Stats Services

O evento onGetUsername() retorna ‘Guest’ se o usuário atual não estiver logado, ou, caso o usuário esteja logado retorna o nome do usuário. O evento onGetUsernameErrors() retorna false para success e um array contendo os erros.

O evento onSubmitStat() retorna true para sucess, retorna um array com os dados do achievement caso tenha um achievement para ser liberado, retorna também o tipo do stat e seu valor atual. O evento onSubmitStatError() retorna false para success e um array contendo os erros.

O evento onIsSignedIn() retorna ‘Guest’ se o usuário atual não estiver logado, caso contrário retorna 'Username logged', onde 'Username' é o nome do usuário logado. O evento onIsSignedInError() retorna false para success e um array contendo os erros.